Páginas

Be Welcome To My Blog , Folks !

Be welcome to our website .. Enjoy reading our posts, Because they were done for your family and for you, God bless you, AMEN!

Conheçendo melhor os dons espirituais


Devemos entender para quê Deus nos deu os dons, a fim de sabermos quando e como podemos usá-los. Sem esta direção de Deus através da sua Palavra, corremos o risco de cometer abusos ou de sermos enganados, perdendo terreno para o nosso inimigo.

Introdução

 “Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja” (1Co 14:12  ).
Os dons foram dados à Igreja de Jesus Cristo, que é o seu corpo (1 Co 12:27), para a sua própria edificação. Isto é, à medida que o Espírito Santo derrama de si mesmo, distribui dons conforme a Sua vontade a cada membro do Corpo de Cristo. O dom quando exercido de maneira correta produz crescimento espiritual e edifica a igreja.

O propósito dos dons

O versículo chave da aula mostra o principal propósito dos dons: a edificação da Igreja de Jesus Cristo. No dicionário encontramos os significados do verbo edificar:
  1. Levantar (uma construção) a partir do solo, segundo um plano estabelecido e por meio da superposição e combinação de materiais apropriados.
  2. Conduzir ou ser conduzido à virtude, pelo exemplo ou pela palavra.
Veja que desde a definição da palavra há uma representação da cooperação entre materiais diferentes e apropriados, todos buscando objetivos comuns segundo um projeto.Edificar a Igreja em seu sentido mais amplo é edificar ao próximo, ou seja, servir ao outro, conforme:

Gl 5:13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.
E servir na igreja é: Glorificar a Deus e servir aos outros.
Mateus 22:37-40 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

Alcançando os dons

Podemos receber os dons conforme a vontade de Deus, e também podemos pedir:
Lc 11:11-13 E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
A forma como acontece não é fixa, Deus é criativo e soberano. Muitas pessoas ao receberem Jesus como Senhor e Salvador, recebem também o batismo no Espírito Santo, com dons e chamado para o ministério (Veja João 4), outras recebem Jesus como Senhor, depois são batizadas nas águas, depois ou até durante o batismo nas águas são batizadas no Espírito Santo, depois recebem dons e podem levar anos para serem chamadas para um ministério.
Lembremos de Moisés que foi chamado aos quarenta anos, ficou no deserto por mais quarenta anos, libertou o povo e peregrinou ainda mais 40 anos.
O versículo chave também nos mostra que devemos abundar nos dons, e isso não é só na quantidade, mas na plenitude do exercício de cada dom. Deus dá o dom e também a autoridade e o poder para exercê-lo. Ora, de onde viria a coragem dos profetas?
Veja o exemplo de Elias:
1 Reis 19:3 Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço.
Elias tinha acabado de matar 450 profetas de baal, e como alguém com tanta coragem poderia ter medo da rainha Jezabel? A explicação é que a fonte desta coragem é o Senhor, não é algo humano. É parte de um processo. Se já temos um determinado dom, devemos nos aprimorar em exercê-lo, se algum outro dom complementa o nosso serviço, devemos buscá-lo.
Veja que Elias foi buscar a Deus e recebeu mais autoridade e mais poder para exercer seu chamado, mesmo tendo se escondido numa caverna.
A principal maneira de buscarmos os dons é através da santificação. Elias era zeloso pelas coisas de Deus, sigamos o seu exemplo porque os dons custaram o sacrifício de Jesus.
Ef 4:8 Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.

A busca pela plenitude

Não podemos nos limitar os nossos dons aos nossos propósitos. Elias não fez tudo sozinho. Instruído por Deus, levantou Eliseu que continuou a sua obra. Muitas promessas dadas a Abraão se cumpriram em Isaque, e na verdade algumas em Jesus. Não podemos limitar a obra do Espírito Santo, nem mesmo esconder nossos dons, ou prendê-lo em nosso “mundinho” fechado.

O dom supremo

1Co 13:1-3 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
1 Co 13:13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.

CONCLUSÃO

Os dons são ferramentas que o Espírito Santo coloca em nossas mãos. Precisamos saber como e quando usá-las. Hoje o homem é capaz de fazer construções muito maiores que antigamente. Por que será? Será que as ferramentas (matemática, tratores, caminhões, novos materiais) possuem um papel importante nesta evolução? Os princípios são os mesmos? As formas mudaram?A matemática é a mesma, não mudou muito, as regras são muito similares, já as ferramentas e os materiais mais leves e mais resistentes permitiram construções mais complexas e versáteis.Imagine uma Igreja o nde todos os dons sejam exercidos de forma plena, com amor, através da Palavra de Deus e da unção do Espírito Santo... Vamos começar por nós mesmos.

BY : Moiséa Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário